A Associação dos moradores, por meio de seu presidente, cobrou do Ministério Público Estadual - Promotoria de Defesa dos Cidadãos - o cumprimento do TAC 04/2008 Termo de Ajustamento de Conduta, solicitando ás imediatas sanções cabíbeis contra a CAGEPA, em função dos sucessivos problemas ocasionados pela citada Companhia. São várias ruas onde os buracos são abertos para concertos e/ou instalação de hidrômetros, onde os mesmo (buracos) ficam dezenas de dias abertos, dificultando a vida dos moradores e condutores de veículos.
TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA
O TAC 04/2008, cobra das Companhias, as correções na execução de obras. A exemplo da CAGEPA, a qual vem deixando as ruas de nosso bairro (esplanada), bem como em várias partes da cidade, com buracos abertos, dificultando a vida dos moradores como dos condutores de veículos.
O referido TAC, sugere ainda, que as Companhias tem o compromisso de recompor a pavimentação das ruas da cidade, de utilizar material de igual ou superior qualidade. O descumprimento do Termo 04/2008, acarretaria, segundo o Promotor, multa diária de 1.000,00 por dia.
Na prática, o que ocorre de fato, é que a recupreçaõ das ruas após as obras, é feita com material inadequado, o seja, basta dá uma olhada na pavimentação e/ou calçamento para ver que a "recuperação" da via não está de acordo tal qual se encontrava. Dê uma olhada na foto abaixo para perceber.
Por outro lado, o maior problema está na demora do concerto das ruas. Há ruas que ficam dezenas de dias com os buracos expostos, danificando o sistema de amortecimento dos veículos, e, dificultando a vida dos transeuntes.
RUA MARIA ALICE DE ALBUQUERQUE
Buraco aberto há mais de 25 dias
RUA EDINALDO FÉLIXA DA NÓBREGA
Buraco aberto há mais de 20 dias
Na rua Cel Antonio Correia Brasil de fronte ao número 209, existe um vazamento, no qual foi solicitado o concerto por um morador (Ramos) á CAGEPA, desde março de 2010, e até agora nada. Na mesma rua , esquina com a Rua Maria Alice de Albuquerque, foi aberto um buraco para instalação de um hidrômetro, há mais de 15 dias, e até hoje não foi fechado.Um verdadeiro descaso com a população e o meio ambiente. Por outro lado, o Governo do Estado, tenta passar para a população, através de propagandas na mídia, que a CAGEPA está em uma "nova fase". Que fase? A do abandono? A da irresponsabilidade? A do desrespeito?
Certo dia, ouvi em um canal de comunicação, que o governo do estado, atribuiía aos funcionários efetivos da CAGAPA, a culpa pelos problemas atuaias. Que absurdo! Que falta de respeito e sensibilidade com o funcionarismo público!
PERGUNTAR
NÃO OFENDE
Tendo em vista á proximidade das eleições
do dia 03 de outubro, o que nos parece, é que os buracos deixados
abertos pela CAGEPA, durante um bom tempo, acaba jtirando a responsabilidade da mesma e jogando a
responsabilidade dos mesmos sob a Prefeitura de João Pessoa. Isso
porque, na mente das pessoas, a prefeitura é a responsável diretamente
por executar o recapeamento das ruas. Agora, o que muitos desconhecem, é
a causa da abertura do buraco e, porque o mesmo ainda não foi
concertado.
Será que tal sitaução não está sendo propositalmente arquitetada, ou seja, os buracos permanecem um bom tempo abertos em vários bairros, a fim de criarem um mal estar para prefeitura de João Pessoa; sendo esta o principal foco atual na política paraibana?
Só sei de uma coisa, a sociedade não pode arcar com tais prejuízos! Nem tão pouco os recursos naturais, desrespeitosamente escorrendo dia a dia em vários vazamentos na cidade.
Estamos fazendo nossa parte, denunciando, cobrando, exigindo nossos Direitos. Esperamos que os Órgão de Defesa do Cidadão, não se calem. FAÇAM SUA PARTE!