segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Copa do Mundo: Ministério ‘bate o martelo’ e inclui PB entre as sub-sedes da Copa de 2014


No Estado, 10 cidades foram escolhidas e serão divididas por categorias turísticas.



O Ministério do Turismo (MTur) se antecipou à indecisão do Ministério do Esporte e já incluiu a Paraíba oficialmente em sua ‘lista’ de sub-sedes da Copa de 2014, a ser realizada no país. Nesta sexta (06), o MTur divulgou os 184 destinos e 88 produtos turísticos próximos às 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A Paraíba foi contemplada com 10 destinos e produtos (sol, mar, esporte e cultura). O requisito para escolha: municípios distantes até 3h (via terrestre) ou até 2h (via aérea) da sede do Mundial.

No segmento Sol, Praia e Esporte, o MTur selecionou as cidades de João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde. No segmento Cultural, foram selecionadas as cidades de Campina Grande, Pocinhos, Ingá, Bananeiras e Guarabira.

Os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial. “Iremos discutir estratégias para inseri-los nas campanhas e convênios que o MTur anunciou que irá fazer. É uma oportunidade ímpar para alavancarmos nosso turismo, já que iremos receber investimentos federais”, declarou a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, que pretende convocar os prefeitos destes municípios.

De acordo com o MTur, a intenção é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego. Entre campanhas e convênios, o MTur estima investir R$ 70,5 milhões em 2012. Para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é a de que a Embratur tenha R$ 139 milhões, mesmo valor do ano passado.

"Nossos estudos indicam que cada estrangeiro realizará uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Traçamos uma estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos, beneficiando o maior número de municípios e distribuindo melhor a geração de emprego e renda", antecipa o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Nenhum comentário: