quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Protesto no Esplanada

A Associação dos moradores do Conjunto Esplanada realizou junto com os moradores do bairro, uma manifestação no último dia 23/02 às 16:30 pelas ruas da comunidade. Registramos à presença dos moradores - lideranças da comunidade e do Vereador Renato Martins.


O evento teve início na Praça Professor Adolfo, onde puderam ser observadas às condições precárias da praça como: equipamentos de ginástica totalmente deteriorados, causando riscos às crianças e utilizam os mesmo inocentemente; aos idosos e demais frequentadores da área. O presidente da Associação (Josélio) usou o microfone para chamar à atenção dos moradores, com relação ao descaso da prefeitura de João Pessoa, a qual "fora encaminhado Ofício à secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDURB) há mais de 06 meses, e nenhuma providência fora tomada para sanar o problema".




Diversos moradores, inclusive os que tentam se utilizar dos equipamentos de ginástica, como a senhora Ana. "Nossas crianças frequentam esse praça diariamente, correndo riscos de se cortar nesses ferros enferrujados" disse.

O protesto seguiu em direção à Rua Lourenço César (principal via do bairro), onde membros da Associação usavam da palavra, assim como os moradores. Os manifestantes ficaram concentrados entre as ruas Lourenço César e Carlos Cavalcante de Arruda e Maurílio de Almeida, onde fecharam as referidas ruas com pedras/paus e pneus, para chamar à atenção dos que ali passavam. O transito ficou complicado na região.





Durante o período em que ficaram protestando, demonstrando sua indignação pelo descaso e abandono de nosso bairro pela prefeitura, vários moradores usavam os microfones para reclamar dos constantes alagamentos que atormentam nossa comunidade.


 O morador Genival (que reside na esquina das ruas Lourenço César e Carlos Cavalcante), reclama que há anos sofre com os alagamentos na área, que teve que aterrar sua casa, em razão da estrutura está comprometida. "São anos de descaso, todos os anos é a mesma coisa... Qualquer chuvinha a água entra em nossas casas. Eu e os vizinhos já perdemos vários objetos. Isso é um Absurdo!


Foram 1 hora e meia de interdição das ruas, diversos manifestantes se revezavam na locução reclamando da infraestrutura da comunidade. Na rua Maurílio de Almeida, há buracos abertos há exatos 1 ano e 4 meses, onde várias equipes de tv já registraram o problema às autoridades. 

Os moradores reclamaram ainda, da insegurança no bairro. "Ninguém tem sossego mais aqui no esplanada... É assalto à qualquer hora!" Gritou um dos manifestantes. De fato, o posto de polícia que existia no bairro até o ano de 2013, foi extinto, deixando os moradores à mercê da bandidagem. O Presidente da associação disse que "a infraestrutura do posto de polícia era muito precária, os policiais não dispunham de viaturas no posto, para se locomover durante qualquer ocorrência que houvesse na comunidade, e que da forma que estava, o posto não atenderia nossas necessidades." Disse ainda, que foram feitas reuniões com o comandante do 5º Batalhão de Polícia, o qual prometera colocar na comunidade uma UPS Móvel.


O protesto terminou após 02 horas de atividades, onde os manifestantes reclamavam da imprensa, a qual fora contatada para registrar o evento, mas infelizmente não compareceu. O fato causou indignação entre alguns, que durante a gravação de vídeo gritavam... "Imprensa Marron e manipulada".

O vereador Renato ressaltou à importância na participação popular em reivindicar seus direitos. Disse ainda que iria verificar se há previsão Orçamentária para o ano de 2016, para solução dos problemas de alagamento no bairro.

Nenhum comentário: