quarta-feira, 20 de abril de 2016

DESRESPEITO

Irresponsabilidade... Desrespeito... Incompetência...



Esses, de muitos, podem ser os adjetivos que cabem muito bem à atual administração de João Pessoa.
Não é de hoje, que todos sabem do problema dos constantes alagamentos em nossa comunidade. São anos de sofrimentos, os quais relatados à imprensa, à prefeitura e aos órgãos de defesa do cidadão. 

Todos os anos é a mesma coisa! Moradores perdendo seus objetos com a água adentrando em suas residências. Idosos, crianças, acordam assutados durante à noite com a água alcançando níveis acima de 1,5 metros.



Para piorar à situação, até esse mês (abril/2016), não foi executado nenhum serviço de prevenção (limpeza das galerias) em nossa comunidade. Cada vez mais, novas tubulações de águas pluviais são inseridas em nossa rede (a última foi a drenagem de uma lagoa que ficava no João Paulo II, onde foram construídas algumas casas pela prefeitura de João Pessoa.




É lamentável a falta de atenção e compromisso da PMJP com nossa comunidade. Não é possível, sermos obrigados à pagar nossos impostos, e não termos retorno em melhorias para nosso bairro! 

Na próxima semana, estaremos procurando o Ministério Público, a fim de denunciar à falta de sensibilidade do poder público municipal com os moradores do esplanada. No ano de 2013, foi dado entrada no MP, um documento solicitando que aquele órgão, entrasse com uma ação civil pública, para que a prefeitura resolvesse de uma vez por todas os problemas de alagamento em nossa comunidade.

Faremos o registro posteriormente.

terça-feira, 19 de abril de 2016

PMJP E O FALSO DIÁLOGO


A prefeitura de João Pessoa, continua sua política de acabar com os terminais de ônibus. O primeiro foi no Colinas do Sul, e agora planeja tirar o Terminal de ônibus da linha 102 localizado no conjunto esplanada. A informação foi confirmada através de ligação telefônica à SEMOB, bem como pelo presidente da Associação do Jardim Sepol (de onde partiu uma solicitação para ampliação de ônibus naquela comunidade que é atendida pela linha 102), e a solução apresentada pela SEMOB, foi a retirada de nosso terminal, usando o discurso de que haverá mais ônibus em circulação com a junção das linhas.

Segundo às informações, a linha 102 será desativada, ficando em seu lugar a linha 101 João Paulo II. De acordo ainda com as informações, serão 09 ônibus na futura linha.

Tal mudança tem causado muita preocupação aos usuários do transporte PÚBLICO na localidade e loteamentos vizinhos, tendo em vista que a linha 102 é a única na comunidade que faz ligação bairro x terminal de integração no varadouro. Segundo vários usuários, isso acarretará em muitos problemas, como: superlotação; atrasos nas viagens; moradores do esplanada e comunidades terão dificuldades em encontrar local para sentar-se nos ônibus, etc.

Os moradores reclamam ainda, que a SEMOB não chamou à comunidade do Esplanada (onde existe o terminal de ônibus) para quaisquer diálogo sobre tais mudanças. O que vai de encontro à marca que o prefeito Cartaxo diz ser de sua gestão (diálogo). Desta forma, conclamamos os moradores do Esplanada para se unir na luta contra essa arbitrariedade da gestão da mobilidade de nossa cidade, a fim de que não sejamos prejudicados com essa atitude. Vale ressaltar, que dentro de alguns meses, nossa comunidade sofrerá um acréscimo de aproximadamente 3.000 (três mil) novos habitantes, do empreendimento da construtora MRV no esplanada, o que irá aumentar e muito o número de passageiros.

Lamentamos à postura da SEMOB em realizar tal mudança, sem que fosse realizado qualquer DIÁLOGO com os moradores do esplanada. Por fim, ressaltamos que o transporte de passageiros é uma CONCESSÃO PÚBLICA às empresas operadoras; por tanto, deve atender aos interesses da população, não ao empresariado!



sexta-feira, 1 de abril de 2016




A Associação dos moradores do Conjunto Esplanada encaminhou à EMLUR, na data de hoje (01/04/2016) uma solicitação para retirada de uma quantidade de entulho, localizada na principal rua do bairro, a rua Lourenço César. O referido material está jogado no local há mais de 03 meses, causando sujeira, proliferação de insetos e mosquito da dengue.

Há muitos materiais descartados nesse entulho, que podem acumular água, e consequentemente servir de criadouro aos mosquito Aedes Aegypt, agente condutor da microcefalia.


É sabido que grande parte da população é omissa em suas responsabilidades, ou seja, não tem o cuidado com o descarte dos resíduos, lançando os mesmos em terrenos baldios e até mesmo em ruas e avenidas como é o caso citado. Sendo assim, é importante que cada cidadão seja responsável em não jogar materiais nas ruas, a fim de contribuir para à eliminação dos focos da dengue, o combate ao mosquito, tem que ser feito por todos.

Atitudes simples que contribui para evitar à proliferação do mosquito.
       
       Evitar água parada
a)      Que se podem ser localizadas em pneus
b)      copos descartáveis
c)       vasos de plantas
d)      tampinhas de garrafas (pet)
e)      vasos sanitários etc.
2.       Limpar as calhas de chuvas
3.       manter os reservatórios de lixo fechados
4.       tapar os reservatórios dágua
5.       tratar com cloro a água de piscinas

Vale ressaltar, que jogar lixo nas ruas é crime. está previsto na Constituição Artigo 54 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998. Além disso, quem ama sua família, não quer os mesmos adoeçam.

Todos juntos contra a dengue...



Protocolo na EMLUR 2016 06567